Os indicadores-chave de desempenho (KPIs) são importantes métricas de negócios. Com eles, é possível estabelecer onde a sua empresa precisa chegar e avaliar se ela está no caminho certo para alcançar os objetivos estratégicos.
Nesse sentido, um dashboard de indicadores de desempenho leva esse conceito a um nível acima. Isso porque ele reúne todos os seus KPIs em um só lugar. Permitindo, assim, que você visualize a evolução de diferentes processos lado a lado.
Ficou interessado? Então, continue com a gente e descubra o que é um dashboard de indicadores de desempenho. Confira também seus principais benefícios e como criar um para o seu negócio.
O que é o dashboard de indicadores de desempenho?
O dashboard de indicadores de desempenho é uma ferramenta que permite monitorar, em tempo real, o andamento e a evolução de diferentes demandas e projetos. Com ele, líderes e colaboradores passam a ter acesso, de maneira clara e objetiva, a dados e informações relacionadas à gestão e à performance da empresa.
Além disso, ele pode ser um mural, um quadro, uma TV ou qualquer outro formato. O importante é que seja em um local em que todos visualizem facilmente.
Assim, com uma visualização rápida e estratégica os colaboradores sabem o que está dando certo e o que não está. E, a partir disso, fazem as modificações necessárias para atingir objetivos pré-estabelecidos.
A ideia do dashboard de KPIs é compartilhar os indicadores que medem o sucesso de diferentes processos, deixando claro o que realmente importa para a gestão.
Além disso, essa ferramenta promove o engajamento entre os colaboradores e otimiza tempo e recursos, mantendo todos focados em alcançar performances cada vez melhores.
Benefícios do dashboard
O principal benefício do dashboard de indicadores de desempenho é que você pode ver como objetivos menores contribuem para os maiores, e verifica com rapidez o desenvolvimento de uma área específica que exerce impacto no desempenho geral da organização.
Isso ajuda, por exemplo, a identificar onde determinados problemas estão se formando. Além de fornecer insights sobre como aprimorar suas metas e estratégias de negócios para atingir um desempenho de alto nível.
Imagine, por exemplo, que sua empresa queira aumentar seus lucros anuais em 20%. Enquanto isso, você disse à sua equipe de vendas que espera que ela faça 30 vendas de um novo produto por mês.
A maioria de sua equipe está atingindo suas metas, mas os lucros estão estagnados. Ao dar uma olhada no dashboard de indicadores, você percebe que as taxas de clientes que compram novamente estão caindo, afetando seus lucros.
Você, então, conclui que sua equipe está concentrada demais em novas vendas, às custas de cultivar relacionamentos com os clientes existentes. Nesse caso, talvez seja interessante adotar estratégias de fidelização.
Ficou interessado em contar com um dashboard de resultados em sua empresa?
Quais informações podem ser acompanhadas no dashboard?
Qualquer tipo ou nível de dados pode ser configurado em um dashboard, desde que a ferramenta possibilite isso. Alguns dos exemplos mais comuns que são acompanhados são: ROI, desempenho das lojas, disponibilidade de ferramentas, atendimento aos clientes e problemas críticos, por exemplo.
Se o gestor entender que é melhor, é possível configurar para que o dashboard seja apresentado por informações segmentadas e atualizadas em tempo ou periodicamente, principalmente se estiver acompanhado de uma ferramenta de BUSINESS INTELLIGENCE.
Como criar um dashboard de indicadores de desempenho?
1 – Defina os indicadores que serão utilizados
O primeiro passo para criar um dashboard é selecionar os indicadores que você considera relevantes para estarem no seu painel. Você pode, por exemplo, colocar no dashboard indicadores relacionados à satisfação dos clientes, ao faturamento, à lucratividade etc.
O ideal é escolher bem os KPIs. Evite aqueles que são muito complexos ou muito difíceis de monitorar. Além disso, eles precisam estar alinhados aos objetivos da organização.
2 – Escolha o tipo do seu dashboard
Com os KPIs em mãos, é hora de definir qual vai ser o tipo do seu dashboard. São 3:
#1 Operacional
Esse tipo de dashboard trata do desempenho das atividades operacionais do negócio. Ou seja, aquelas que mantêm a empresa funcionando no dia a dia.
Ele pode ser utilizado, por exemplo, para coletar dados como números de reclamações e pedidos de suporte técnico ou até mesmo índice de absenteísmo dos funcionários.
#2 Estratégico
Os dashboards de KPIs estratégicos mostram indicadores de desempenho geral de um negócio.
Geralmente, esse tipo de dashboard inclui dados e informações relevantes para a equipe executiva, como volume de vendas anuais e a média de satisfação dos clientes em um período mais longo.
#3 Analítico
O dashboard analítico oferece uma visão mais ampla dos dados coletados a fim de identificar padrões e tendências específicas.
No caso de um banco, por exemplo, um dashboard operacional pode mostrar que 80% das faturas de cartão de crédito são pagas dentro do prazo, enquanto os outros 20% encontram-se atrasadas. Com o dashboard analítico, o banco identifica fatores em comum e entende as causas do atraso desses pagamentos.
Com esse dashboard, é possível, então, analisar grandes volumes de dados para investigar certas tendências, prever resultados e obter valiosos insights com uma análise preditiva no RH.
Você sabia que também existem tipos de KPIs? Então, confira quais são eles nesta ilustração:
Fonte: HEFLO
3 – Utilize gráficos adequados
A maneira com que você representa os dados de determinado indicador interfere diretamente em sua interpretação.
Por isso, avalie quais aspectos devem ser apresentados em quais modalidades de gráficos criadas a partir de seu dashboard de KPIs.
Se, por exemplo, você estiver comparando dois indicadores com base no histórico de cada um, talvez seja mais adequado utilizar gráficos de barras ou de linhas em vez daqueles de “pizza”.
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4 – Atente-se à escolha das cores
Preste muita atenção nas cores que você vai utilizar no seu dashboard de KPIs. Cores fortes demais e muito chamativas podem cansar quem estiver vendo e os colaboradores podem deixá-lo de lado.
O ideal é encontrar tonalidades não tão agressivas e com um bom nível de contraste. Dessa forma, é possível visualizar o limite de cada informação presente nos gráficos sem se perder em tantas cores extravagantes.
Opte sempre por um visual mais “clean” e menos carregado de elementos desnecessários em seu dashboard de gestão.
5 – Inclua alertas no seu dashboard
Ao construir o seu dashboard, configure-o para que ele sinalize quando algum indicador estiver muito distante do esperado ou quando alguma meta for alcançada.
Esse recurso é interessante para que você seja notificado quando houver algum problema no percurso ou para indicar se você está indo na direção certa.
O uso de alertas em seu painel de indicadores de desempenho sinalizará a necessidade de tomar alguma atitude mais emergencial, mesmo quando você ou algum outro colaborador estiver menos atento.
Próximos passos
Agora que você já entendeu a importância, como criar um dashboard de indicadores e até os erros para serem evitados, que tal escolher uma ferramenta que vai te ajudar de verdade?
O ideal é contar com um sistema de metas e acompanhamento de resultados que traga mais clareza para os objetivos individuais e a conexão direta com as expectativas da empresa, possibilitando uma maior colaboração entre as equipes.
Vale destacar que um sistema de avaliação de desempenho individual permite o acompanhamento de cada colaborador, facilitando o cálculo de remuneração variável e alinhando as metas de cada um com a equipe.
E o STRATWs One é um software perfeito que permite a você detectar as oportunidades de melhoria, fortalecendo a cultura de gestão em seu negócio, engajando todo o time em busca de resultados.
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