A maneira mais inteligente, econômica e segura de iniciar um PROJETO DE MELHORIA DE GESTÃO na sua empresa é fazendo um DIAGNÓSTICO.
Gosto sempre de fazer a seguinte analogia!
Quando estamos doentes ou alguma coisa não está bem com nosso corpo, procuramos um médico para que ele identifique o que há de errado.
Após diagnosticar o problema, ele vai receitar um remédio ou algum outro procedimento para resolver aquilo que está nos fazendo mal.
Fazendo isso, você tem maior probabilidade de melhorar sua saúde, não correr o risco de tomar um remédio errado ou fazer qualquer procedimento que o leve a piorar a situação colocando sua vida em risco.
Sem falar no tempo perdido e os custos com tratamentos e remédios que não resolveriam o problema, caso você resolvesse se autodiagnosticar.
No caso de um DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL, o raciocínio é bem semelhante.
Para as organizações, o diagnóstico é uma solução que apresenta uma visão mais ampla, clara e precisa sobre diversos aspectos que envolvem a empresa.
Trata-se de um procedimento que tem como objetivo evidenciar problemas e oportunidades, além de permitir que os gestores tomem decisões estratégicas mais assertivas.
Ao fazer um diagnóstico eficiente, o empresário passa a conhecer melhor o seu próprio negócio e consegue traçar um caminho que o levará a alcançar melhores resultados.
Esse procedimento possibilita, por meio de uma abordagem direta, propor soluções para aquilo que de fato compromete o “desempenho” da empresa.
Para te incentivar a ler nosso conteúdo, veja alguns benefícios de se fazer um diagnóstico, antes de fazer qualquer intervenção no sentido de inovar, implementar melhorias ou modificar o seu negócio.
Acredito que existem 3 grandes benefícios como resultado de um bom diagnóstico organizacional:
1 – Identificação do grau de maturidade da empresa
Saber se a empresa está em um nível amador ou se já amadureceu o suficiente, é essencial para determinar o que deve ser feito.
2 – Conhecimento do nível de desempenho das áreas do negócio:
Através da análise dos processos podemos identificar o desempenho de cada área, traduzindo isso em níveis de Produtividade e Qualidade, Eficiência e Eficácia.
3 – Comparação do que é desejado com a realidade
Além de entender o nível de maturidade do negócio e de suas áreas, outro benefício super importante é a comparação da realidade da empresa com o que se deseja dela.
Para elaborar um diagnóstico claro e objetivo, percorremos uma trilha até chegarmos ao resultado final.
Veja!
Passo 1 – Coleta de informações
Coletamos através de análise de documentos e entrevistas com pessoas chaves na organização, informações que permitam ter uma visão clara do contexto da empresa.
Um diagnóstico eficaz envolve diferentes áreas da empresa, como: finanças, marketing, vendas, recursos humanos, operações de produção, serviços, logística, etc…
Passo 2 – Análise de dados
Com as informações suficientes e uma base de dados adequada, fazemos a estruturação e análise dos dados de forma individual, relacional e sistêmica.
Passo 3 – Identificação de Problemas e Oportunidades
Após coletar e analisar as informações mais relevantes da sua empresa e o seu contexto, podemos identificar com bastante assertividade os problemas que ela enfrenta, causas raiz, riscos e oportunidades
Passo 4 – Proposta de ações de melhoria e inovação
Após identificar os problemas e as oportunidades de melhoria, será elaborado um plano estratégico e de execução para correção, melhoria e inovação onde aplicável, levando ao crescimento sustentável.
O plano estratégico e de execução será discutido e aprovado com os envolvidos, para se obter um bom nível de engajamento, o que é fundamental para o sucesso de qualquer projeto.
Porém, vale lembrar que essas medidas não serão implantadas e surtirão efeito da noite para o dia, será necessário um esforço focado e inteligente no que é realmente importante
Agora que você já sabe como é importante fazer um EXCELENTE DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL, fale com a gente!
A Gestão Eficaz Consultoria elabora o DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL, utilizando metodologia de CLASSE MUNDIAL, adequando cuidadosamente para a realidade da sua empresa.