Liderando para resultados

Atenção para esse conceito e para essa fórmula mágica: Resultado é fruto

Compartilhar esta postagem

Olá pessoal, meu nome é Jose Antonio e sou consultor da Gestão Eficaz consultoria em gestão de negócios.  Que bom te ver por aqui em mais esse artigo sobre gestão para resultados.

E aí pessoa, deixa eu te falar uma das coisas mais importantes que você pode ouvir para a tua carreira, se você bater metas, todos os seus pecados serão perdoados.

Mas se você não bater, você será lembrado por eles. Nesse episódio, eu vou te falar sobre o que é essencial para você entregar resultado na tua vida e na tua empresa.

Muito bem, pessoal, eu era um jovem líder cheio de ideias, com muita iniciativa….e  aí certa vez eu liguei para o meu diretor e eu falei que eu queria fazer algumas mudanças ali na minha unidade. Eu era gerente de unidade naquela época e aí eu disse pra ele que eu queria fazer algumas mudanças e que inclusive pretende atingir alguns resultados, fazendo algumas inovações, fazendo coisas diferentes, inclusive, algumas quebrando um pouco o protocolo, alguns procedimentos e aí ele ouviu com muito entusiasma minha explicação, viu que tinha fundamento, mas no final ele me mandou essa: Jose Antonio , se você bater suas metas, todos seus pecados serão perdoados, mas se você não bater, você será lembrado por eles. O que que ele estava me dizendo? Que quando você entrega o resultado, as pessoas não questionam muito, é o que você fez é certo é claro, se você fizer alguma coisa de forma antiética, mas normalmente, se você está entregando, as pessoas não vão te perturbar.

Agora, se você tenta fazer algo diferente, é por causa daquilo que você não conseguiu fazer, pode ter certeza, que as pessoas vão pegar no teu pé. Pode ter certeza, que você vai ter que prestar contas e vão te cobrar isso, e uma coisa muito importante que eu aprendi logo no começo da minha carreira, foi isso. Que a gente precisa entregar o resultado dentro da meta, não tem esse negócio, não é?

Para começo de conversa, você tem que bater a sua meta para começo de conversa, você tem entregar o seu pacote? Se não, você vai estar operando na zona vermelha, no desespero, enxugando gelo, aquela agonia danada, né? Foi por isso que eu escrever esse artigo para você.

Eu quero contar para você o que é essencial para você bater meta, o que é essencial para você entregar resultado e o que é essencial para você orientar tua equipe, para resultados, para que o pessoal fique focado naquilo que tem que ser feito para entregar o pacote? Sem isso, pessoa, você não consegue construir mais nada, sem resultados sustentáveis sem atingir o centro da meta. Você não tem paz para poder fazer as outras frentes que uma boa liderança faz. Então vamos começar pelo básico. Bora bater meta?

 

Quando eu penso em resultado para mim, existem 2 pilares que sustentam o resultado de qualquer negócio, existem 2 pilares que sustenta o resultado do que você faz na tua vida, na tua carreira, seja onde for.

Atenção para esse conceito e para essa fórmula mágica: Resultado é fruto de estratégia e execução.

Um bom plano e esforço focado para realizar o que tem que ser feito. Se você não tiver esses 2 pilares bem claros, bem definidos, você vai fracassar sistematicamente.

Então trouxe aqui algumas reflexões para você fazer sobre esses 2 aspectos e ver como é que você está aí no seu dia a dia. E é claro , você vai receber aqui as dicas de práticas para você se adequar, para você colocar sua vida no Prumo.

Aí vamos lá.

Primeiro, vamos falar sobre estratégia. Muitos líderes falham miseravelmente em fazer os seus papéis estratégicos e táticas para planejar o dia a dia, o mês e por aí vai. Eles ficam ansiosos para poder sair fazendo as coisas. E aí queimam essa etapa, que é a mais importante de todas, definir um norte, um caminho para chegar nesse norte e os marcos que vão te mostrar se você de fato está na direção correta.

Meu dica de ouro para você, hein? E cada gota de suor no planejamento é menos uma gota de sangue no campo de batalha.

E olha só, uma boa estratégia define o quanto de esforço você vai ter que fazer na execução quando você não planeja bem quando você não desenha bem, quando você não prevê as oportunidades e os problemas que você pode ter no caminho você vai causar um sofrimento enorme para tua equipe.

E digo mais, e digo mais, é o inverso, se você tem uma boa estratégia, se você planeja, com clareza, se você enxerga um caminho e gasta energia para poder ver os movimentos que precisam ser feitos, certamente você vai tirar muito sofrimento das pessoas no meio do caminho. Tá certo? Isso é fundamental

E agora eu vou extrapolar isso para o campo da estratégia da empresa. Quando você vê uma empresa que tem resultados sofridos, que a margem é sofrida, é curta, ela tem um Ibititá muito pequeno, as pessoas têm que fazer um sacrifício muito grande e tal. O que que você tem ali é uma estratégia ruim, uma estratégia que gera muita competição, uma estratégia que você está brigando muito com o concorrente. Uma estratégia que você fica ali nas migalhas do mercado. Isso é um erro de estratégia, tá entendendo?

Aliás, é uma escolha. Não vou falar que é um erro porque não tem estratégia errada, tem aquilo que funciona bem para você. Tem muitas empresas que resolvem deliberadamente escolher sofrer.  Eu em toda mentoria que eu dou eu procuro tirar o sofrimento das empresas por onde eu passo.

Então, a gente precisa fazer o inverso, levar a estratégia do negócio para que a gente tenha margens melhores para que a gente torne a concorrência insignificante, para que a gente valorize o que a gente tem de bom e por aí vai. Quando a estratégia é boa, você garante mais entrega. Você tem um nível de eficiência operacional melhor. Você tem margens de rentabilidade maiores, uma complexidade menor na hora de fazer a execução e você depende menos de talentos individuais. Já quando a estratégia é ruim, quando a estratégia é ruim, você programa toda a tua empresa para ter uma margem apertada, mais dependência das pessoas você vai ficar extremamente dependente das pessoas e de talentos individuais, você vai ter muito mais complexidade na execução e sistematicamente mais esforço. Vai ter mais sangue. Para poder fazer as entregas, então, se você vê esse ambiente acontecendo, pode ter certeza, a estratégia é ruim.

Eu sistematicamente vejo empresas no mercado com esse nível de sofrimento, simplesmente porque falharam e continuam falhando na estratégia na maneira como se posicionam e como colocam os seus planos ou as vezes a falta de plano também não é pessoa. Sobre estratégia uma coisa importante também é que você tem que ter um bom storytelling, para contar para as pessoas, você precisa comunicar com clareza e objetividade que você está buscando ou o que que a empresa está buscando,  Seja você quanto a equipe, seja você na tua vida, você com a tua empresa e por aí vai.

Atenção para esse conceito: Se você não for capaz de contar de maneira simples o que que você está construindo, então você já falhou na largada. Se você não for capaz de contar a sua estratégia de uma maneira inspiradora, você vai sofrer para engajar as pessoas durante o caminho. E se você não tiver os olhos brilhando para contar a sua estratégia, você vai sangrar mais no campo de batalha. Pode ter certeza disso, porque postura e energia, é tudo nessa vida.

 

Agora eu quero te falar sobre o outro Pilar do resultado que é execução. A coisa mais insana que eu vejo os líderes fazerem é ficar batendo na equipe, cobrando o resultado. Ai meu Deus do céu, me dá até agonia vendo esse negócio, viu?

Tá tudo errado, minha gente. Se você ficar em cima das pessoas cobrando a saída final, a venda final, o resultado final…pode ter certeza que você está falhando na condução tática do seu time.

Você tem que cobrar mais os fundamentos para construir o resultado do que propriamente o resultado. Não tem problema nenhum você cobrar o resultado +80% da tua energia, criatura, tem que estar no acompanhamento do processo para garantir que as coisas estão sendo feitas corretamente e que os fundamentos que vão construir o resultado estão sendo bem executados.

Se você não fizer isso, você está gerenciando mal. Você está conduzindo mal. Você está acompanhando o mal o processo de construção do resultado que você planejou junto com o teu time.

Então, mais um conceito de ouro pra você. Você tem que controlar o esforço de plantação para garantir uma boa colheita. Se você não faz isso, reveja a maneira como você está conduzindo o seu time. Outro ponto fundamental é que você observe como os seus processos estão desenhados, se o processo é ruim, a produção das pessoas fica sofrida, o processo atrapalha a pessoa produzir, o processo atrapalha a pessoa a entregar em alto nível. Às vezes eu vejo profissionais maravilhosos, presos num processo burocrático, ruim, manual, sem tecnologia, sem facilitação, com excesso de envolvimento, fica emaranhado com o processo. Isso é um pecado mortal, então, na execução você tem que ter clareza de que o processo está bem desenhado e estruturado em cima daquilo que é essencial para o resultado e não para criar dificuldade e controle absurdo em cima das pessoas, porque isso vai tirar energia do time. Então, olha só, os valores centrais aqui pra quem quer fazer uma boa execução é disciplina tática, disciplina operacional, esforço, foco, energia, essas coisas, é que garantem o resultado, você vai ter momentos ruins, você vai ter contratempos. Então o segredo aqui é não parar de remar de jeito nenhum, mesmo nos momentos mais difíceis, continua com foco na rotina, continua mantendo o ritmo de produção, porque isso é o que vai dar resultado ao longo do tempo. Você não pode esmorecer que não pode deixar energia do time cair jamais. Você tem que estar lá para poder manter o fogareiro aceso, para manter o caldo, cozinhando para manter a equipe aquecida. Se você não fizer isso de forma, disciplinada todo dia, ao longo do tempo você vai ver que o resultado, começa a oscilar, as pessoas começam a cair. E isso acaba tirando a performance do time.

 

Olha só quando você olha um time vencedor, o que você tem lá? Você tem uma meta clara, você tem um fortalecimento nos fundamentos. Imagina só o que eu estou te dizendo….lideranças e times no esporte, equipes de alta performance em qualquer área da sociedade. Eu vou repetir o que você tem lá, uma meta clara, as pessoas sabem o que elas querem, o time está empenhado em conseguir um determinado objetivo, Existe um fortalecimento nos fundamentos, As pessoas treinam, se capacitam, trabalham firme nos fundamentos que vão construir o resultado, se tem disciplina tática, porque você pega a estratégia e traz agora para o nível gerencial e de fato é faz aquilo acontecer com disciplina, sem desviar o foco. E você tem uma dedicação intensa das pessoas. O nome do negócio é foco, cara. O que faz você construir resultado é esforço e foco o resto é conversa para boi dormir está entendendo o que acontece no mundo de hoje é que as pessoas dispersam, elas esmorecem,  elas perdem de vista aquilo que é essencial, de dedicam a uma série de outras coisas e isso causa dispersão e rouba o resultado no fim do dia e por fim o dia do jogo é consequência. O dia do jogo é onde você liga os pontos onde você colhe os louros da preparação de uma boa estratégia, do pessoal orientado, das pessoas se dedicando e com uma boa energia para executar. Tá entendendo?

Então se a gente mais uma vez assim, o resultado. É a soma de estratégia e execução. Se você tem esses 2 pilares bem trabalhados. Você tá praticamente com a mão na taça? Você tem todos os elementos para poder conseguir entregar resultado. Eu não estou falando aqui de inovação, não estou falando de expedir equipe. Eu não estou falando de motivação nada, só a cabeça centrada, que no nível 2, é disciplina, método, é manter a turma focada. Isso garante o resultado. Se você não for capaz de fazer isso, você vai falhar em tudo mais que está certo.

Não adianta ter ideias brilhantes, inovar, ter projetos bacanas. Se na hora de entregar o pacote que é o teu resultado, que a tua obrigação, que é o resultado ordinário, não é extraordinário, o ordinário, você tem que garantir A Entrega de forma regular. OK? Então vamos as dicas que eu vou te dar sobre como você implementa isso aí, na prática, no seu dia a dia.

 

  1. Construa a visão de longo prazo junto com o seu time. Primeiro ponto para você ter êxito, né? É você ter no mínimo um ano planejado, no mínimo um ano planejado. Não importa se você é supervisor, se você é diretor é obrigação, né? Mas se você for supervisor, gerente e conseguir planejar um ano, você vai dar show de bola, tá certo, e se você faz isso junto com a equipe, você tira o ruído, né? Na hora de implantar as coisas, então gaste energia para fazer um bom plano.

 

  1. Faça plano para superar a meta, criatura, não me venha com um plano de ação para poder bater meta, não, porque tu vai falhar, cara, não tem jeito, você tem que pensar e buscar alvos maiores e pensar em estratégia para alvos maiores, porque assim você evita intempéries. No meio do caminho, vai ter surpresa, Vai ter perdas, você vai ter coisas que vão minar uma parte do esforço, uma parte do resultado. Você não pode ficar dependendo de variáveis externas. Por isso é importante você planejar para entregar mais, né? Pensar em estratégias, soluções que possam superar o resultado. Se você fizer isso, você vai com mais segurança. Um dos erros fatais das lideranças é fazer plano em cima da meta. Pelo amor de Deus, se você fizer isso, você está limitando o potencial da tua equipe severamente, você vai falhar na estratégia. Lembra do que eu falei no começo?

 

  1. Defina quais são os fundamentos que devem ser observados para você garantir o resultado. O resultado, ele é construído todo dia com pequenas coisas. Quais são essas coisas que têm que ser feitas todo dia, todo dia?

 

Então se a gente tá falando de venda, tem que visitar, tem que colocar a proposta, tem que alimentar o sistema? Você precisa fazer essas etapas. Se você está fazendo uma coisa para si, você quer perder 10 kg o que você tem que fazer na alimentação, o que você tem que fazer de esporte, o que que você tem que fazer de atividade, enfim, você precisa garantir que essas coisas sejam feitas ali na hora da execução, tá entendendo?

 

Então, quais são os fundamentos que você tem que observar? O resultado vai ser consequência, então garanta que esses pontos estão claros para você e para todo mundo e é em cima disso que você vai trabalhar toda semana, combinado?

 

  1. Quais são os rituais que você vai fazer para monitorar o andamento do time? Monitorar o andamento das entregas. Você precisa ter reuniões diárias, semanais, mensais, enfim, para poder checar o andamento para poder acompanhar. Então, quanto mais operacional for a sua função, se você, supervisor coordenador. Você tem que reunir com a frequência alta com teu time, se você gerente, você fazer encontros semanais com poder garantir o bom andamento, né? E aí vai, né? Se você, diretor, vocês passam um pouquinho mais, mas esses rituais é que vão garantir de que as pessoas estão na direção correta. Toda reunião sua tem que ser orientada para resultado. As pessoas apresentaram o resultado é o que não está bom. Elas apresentarem soluções, o que está fortalecer e virar boas práticas para os outros. Se você fizer a reunião assim, você vai fazer reuniões vencedoras. Esses são os rituais que mantém o time orientado para resultados. Copiou tudo aí pessoa. Então se liga, porque já já eu vou te dar mais um passo fundamental para a gente poder aprofundar essa conversa. Se liga que eu vou te falar já, já. Por enquanto, se você quiser ter resultados mesmo, é só fazer aquela coisa que transforma FAZER.

 

Muito bem, pessoa, vou partindo aqui. Desse ponto, que é especial que eu fiz você refletir sobre resultado, deixando a minha cereja do bolo uma mensagem para você, que é fundamental, se você quer entregar resultado, tem uma coisa que você precisa cultivar. Sabe o que que é? A postura de Vitória cara, você precisa trazer nos seus olhos a crença de que você vai fazer. Você precisa transmitir confiança, carregar o Sorriso no rosto, falado, objetivo, seja o objetivo pessoal seu. Seja um objetivo junto com a tua equipe, na tua empresa, falar com entusiasmo, falar com todo mundo, falar com a boca bem grande, está entendendo? Eu sempre falo isso, fale teus objetivos com a boca grande, porque você cria em torno de si uma energia, você cria em torno de si, né? Uma atmosfera e as pessoas vão te ajudar. Elas vão lembrar de você. Elas vão falar sobre isso e isso impacta brutalmente as pessoas a sua volta. Isso impacta brutalmente a tua equipe e o mais importante, quando você cultiva essa postura, isso se transforma, em confiança na sua linguagem, isso se transforma na tua conduta, na sua atitude, isso é extremamente impactante. Se você quer vencer, começa mudando a tua postura, porque isso vai definitivamente levar você para outro lugar. Leve a Vitória nos seus olhos. Se você não acreditar, ninguém vai acreditar. Essa energia que você precisa para regar essa plantinha do resultado todo dia, essa energia que vai impactar sua vida e a vida de todas as pessoas todo dia. É assim que a gente constrói bons resultados para nossa vida. Com dias de luta e dias de Glória.

 

Pessoal na última gota desse episódio, Eu quero te falar uma coisa especial. Eu sei muito bem o que é liderar em ambientes difíceis.

Às vezes você pode estar lendo o que estou dizendo aqui, mas você pode estar pensando, a mas o Jose Antonio não sabe, a minha vida é difícil, o meu contexto é complicado.

Deixa, eu te falar uma coisa, eu já trabalhei em empresa que não tinha a menor condição de produzir resultado, não tinha recurso adequados, tinha problema de salário atrasado, tinha problema de caixa e por aí vai….Já peguei equipe de braço cruzado porque não estava recebendo valor em dia.

Entrei numa empresa dessa pra poder mudar o jogo e mudei. Então deixa eu te falar uma coisa, no dia que você não tiver mais nada para dar para as pessoas, tem uma coisa que não pode faltar – Esperança, liderar em última instância é aquecer o coração das pessoas com Esperança. A Esperança é que faz com que as pessoas levantem todo dia para trabalhar com a postura de enfrentamento.

Se isso faltar, vai faltar energia e os resultados vão cair. Então mantenha os olhos brilhando, leve Esperança para as pessoas mesmo quando você estiver com a tua energia baixa, leve Esperança para as pessoas, porque isso vai manter o ambiente aquecido, vai manter o moral das pessoas alto e é isso que constrói o resultado. Se isso faltar, acaba tudo e Só depende de você.

Quer Trocar uma Ideia Sobre Esse ou Outro Assunto? Envie sua Mensagem!

Bate Papo
Olá, que bom te ver por aqui!
👋 Como podemos te ajudar?